domingo, 8 de setembro de 2013

Pelos caminhos da vinha: costa Norte (Cabrito, Arcos, Lajido - Sta Luzia

Mistérios de Santa Luzia. Junto à costa, entre os lugares do Cabrito e Lajido, na freguesia de Santa Luzia, encontram-se muitos campos de lava, vestígios da erupção de 1718. Os “mistérios” são muito comuns nos Açores e designam formações extensas de lava, vistas como incompreensíveis e misteriosas pelas populações.

Lava encordoada, tipo “pahoehoe”, com aspecto rendilhado, dando a ideia de cordas. Resulta de formação de uma fina crosta superficial durante o processo de consolidação, debaixo da qual a lava continua a fluir, enrugando-se e dando-lhe a forma final de encordoamento (adaptado de Victor Hugo Forjaz, vulcanólogo da Universidade dos Açores, Lajidos do Pico, http://siaram.azores.gov.pt).

Arcos, Sta Luzia.

O Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico, instalado num edifício solarengo, é o ponto de partida para a compreensão do vasto património cultural da ilha, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 2004. Lajido, Sta Luzia.

Janela do Centro de Interpretação. Lajido, Sta Luzia.

Núcleo urbano I. Lajido, Sta Luzia.

Núcleo urbano II. Lajido, Sta Luzia.

Núcleo urbano III. Lajido, Sta Luzia.

Adega. Lajido, Sta Luzia.

Relheiras - sulcos gravados na lava em resultado do transporte de carros de bois, carregados com pipas de vinho. Lajido, Sta Luzia.

Cultivo da vinha. Lajido, Sta Luzia.